Um copo meio cheio, o menstrual
Mulheres, de várias idades, cores e sabores, que carregam o mundo às costas. Mulheres, carnudas, depiladas, maquilhadas e/ou descuidadas, que trazem na mala os mais improváveis artefactos para qualquer imprevisto. Às vezes maquilhagem, pacotes de lenços, outras vezes miniaturas de costura ou mini-espelhos, desodorizantes e, ainda assim, há espaço para os artigos femininos destinados à fase mais colorida da zona intima - a menstruação.
Quantos tampões perdidos? Pensos higiénicos emprestados?
Quantos visitantes já apresentámos às nossas Marias papoilas? Uma rodagem de acessórios na tentativa de estancar o sangue da vida!
Pois é, meninas... Hoje venho falar-vos do copo menstrual. Aquela magia da ciência com a intenção de facilitar as vidas árduas do sexo feminino.
------------------------------------------------------------------
Segundo a sexóloga do Vivesex,
Os copos menstruais também conhecidos como copos vaginais, têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, posicionando-se como uma alternativa amiga do ambiente e, acima de tudo, oferecendo mais segurança e conforto para as mulheres durante os dias da sua menstruação.
Pois é, como assim um copo?
É um recipiente de forma cónica, semelhante a um copo, que é feito de diferentes materiais, sendo o silicone clínico mais popular pelas suas propriedades antialérgicas e antibacterianas, bem como pela sua durabilidade.
Um copo meio cheio ou meio vazio? Ahhh meninas, este copo é com certeza meio cheio. Apresento-vos as suas mil maravilhas:
1. Não causa problemas de saúde: não desenvolvem alergias e outros problemas clínicos pela utilização de pensos ou tampões higiénicos. No caso do copo menstrual, que é feito de material hipoalergénico, isto não acontece. Mesmo quando usado por longos períodos de tempo, nunca há motivo para preocupação.
2. 10 anos de validade: Desde que as instruções de utilização, limpeza e manutenção sejam seguidas.
O processo de desinfeção é extremamente simples: Após cada esvaziamento, deve ser lavado com água e sabão, de preferência um tipo neutro. E, uma vez terminado o período, deve ser esterilizado antes de ser guardado, numa caixa ou saco selado para evitar sujidade.
3. Até 12 horas de utilização: Embora dependa do nível de sangramento.
Já os tampões e absorventes higiénicos que têm um tempo máximo de utilização de 6 a 8 horas, de acordo com as recomendações dos especialistas, pela alteração do pH vaginal devido aos químicos utilizados.
4. Custo e a poupança: Se calcular o número de embalagens de tampões ou absorventes higiénicos durante estes 10 anos, seriam cerca de 120 embalagens, o que se traduz em aproximadamente 480€, enquanto o copo menstrual não chega a 30€. Para além disso, é amigo do ambiente pois, o facto de ser utilizado durante uma década, representa centenas de tampões e absorventes higiénicos descartados durante este mesmo período. Ainda para mais são biodegradáveis.
5. Qualquer mulher pode usar. Apenas se distinguem nos tamanhos recomendados para cada uma.
Pequenos- Para as raparigas que ainda não fizeram sexo, mulheres com menos de 30 anos e mulheres submetidas a cesariana
Grande- Mulheres submetidas a partos vaginais.
Como enfiar um copo na maria papoila?
1. sente-se na sanita e afaste bem as pernas.
2. dobrar o copo de modo a formar uma espécie de "C".
3. Insira-o na sua vagina.
4. Não é necessário chegar ao fundo, pois a ponta do copo deve estar ligeiramente fora.
5. Largue o copo
6. Rode ligeiramente o copo. Desta forma, pode certificar-se de que está completamente montado e pronto.
-------------------------------------------------------
Pois é, pelos vistos, alguém percebeu que facilitar as nossas vidas é um problema geral da sociedade.
Falo por experiência própria. São só vantagens como puderam constatar acima. Julgo que o único "se não" é mesmo acertar a colocação correta, mas nada que com prática não se alcance!
De qualquer forma, é importante recordar que devem consultar um especialista caso surjam dúvidas ou desconfortos.
Para umas marias papoilas mais felizes e relaxadas nesses momentos, onde já basta ter de gerir as emoções à flor da pele. Porque mulheres felizes = mundo feliz!
(Podem consultar os copos em: Vivesexshop , no separador "Saúde" > "Menstruação" > "Copos Menstruais" em: Copos Menstruais).